Somente o Fino e Classicos da Boa Musica. Pois em musica só exite dois estilos: Musica Boa e Musica Ruim
terça-feira, 22 de março de 2011
Dica da semana: 4 hero
Dego MacFarlane e Mark "Mac" Clair conhecem-se desde sempre, cresceram ouvindo soul, funk, jazz e hip hop em rádios piratas de Londres e a acompanhar as criações dos Mazelle Brothers e Patrice Rushen a Africa Bambaataa, da gravadora Respond de Paul Weller aos primeiros lançamentos da Tommy Boy. Quando saíram da escola, traziam um o diploma em Construção Civil e outro em Engenharia Electrónica, respectivamente. Depois, formavam-se como piratas do éter na rádio Strong Island. Daí, mudaram-se com todas as suas armas criativas e bagagem musical para formarem a Reinforced Records e os 4 Hero, inaugurando a gravadora em 1989 com "Rising Son". Venderam 800 cópias em vinil. O segundo single "Mr. Kirks Nightmare"(fodastica viagem de do pesadelo do Mr kirk) vendeu mais de 24 mil. Em pouco tempo, transformaram-se numa das referências da cena hardcore que viria a metamorfosear-se em drum'n'bass e apostaram numa série de nomes novos como Goldie. O ecletismo e diletantismo musical da dupla deram origem a uma série de projectos com outras tantas abordagens musicais. Dego foi o primeiro a estrear-se, nos meandros do hip hop, com DJ Bizness como PDA. Em 1991, os 4 Hero iniciaram as suas manobras paralelas como Partners Inc., entrando pela house dentro. Seguiram-se projectos de exploração do breakbeat em todas as frentes, entre instrumentais e canções, sob designações como Nu Era, Tom and Jerry(maximum stile) e Jacob's Optical Stairway. Dego lançou-se também como Tek 9 e Mark como Manix.
Os 4 Hero lançaram apenas três álbuns de originais, mas foram suficientes para marcarem a história do drum'n'bass para sempre. Em 1991, desbravaram o género com "In Rough Territory", e em 1994 com "Parallel Universe" demonstraram todo o potencial e plasticidade das combinações em ritmo acelerado de "bateria e baixo". Em 1998, "Two Pages" serviu como confirmação definitiva, sofisticada e elegante da tese elaborada 4 anos antes.
Mark e Dego, são uma das mais conseguidas duplas da dance music, abrangendo um largo espectro estílistico nos seus vários projectos, e completando qualquer lacuna com trabalhos de colaboração e remistura com nomes como Nicolette, Dj Krush, Courtney Pine, Josh Wink, King Britt, Juan Atkins, Ursula Rucker, etc, etc, etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário